BURNETT – PRODUÇÃO HABITACIONAL E PROCESSOS RECENTES DE URBANIZAÇÃO E METROPOLIZAÇÃO NA ILHA DO MARANHÃO

PRODUÇÃO HABITACIONAL E PROCESSOS RECENTES DE URBANIZAÇÃO E METROPOLIZAÇÃO NA ILHA DO MARANHÃO

Carlos Frederico Lago Burnett
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil

Alex Oliveira de Sousa
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil

Fabiola Oliverira Aguiar
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil

Lucio Antonio Alves Macedo
Universidade Estadual do Maranhão / Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Marluce Wall de Carvalho Venâncio
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil

RESUMO
Tendo como objeto de análise os recentes vetores de urbanização da cidade de São Luis, apresente mesa se propõe refletir sobre os efeitos sócio-ambientais dos diferentes processos de produção e apropriação do espaço urbano, decisivamente marcado pelo Estado como agente financeiro indutor do desenvolvimento.

Provocando a mercantilização da habitação social e re-investimentos na infra-estrutura em escala metropolitana, este processo tem aumentado o poder do mercado imobiliário monopolista e reduzido o seu controle social, resultando em impactos na sociedade e no ambiente, claramente percebidos na crise de mobilidade e acessibilidade urbana, nas ameaças ao meio-ambiente e na imposição de novos modos de moradia, frutos do amplo processo de industrialização da produção imobiliária residencial de média e baixa renda e da incapacidade de efetivação da gestão compartilhada da região metropolitana.

Clique aqui para acessar o artigo: A. BURNETT – Produção Habitacional e Processos Recentes de Urbanização e Metropolização na Ilha do Maranhão