LabHab + Inovação

Sobre o laboratório:

Com o intuito de integrar a rede de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Estadual do Maranhão – CCT/UEMA, o Laboratório da Habitação e Inovação – LabHab + Inovação UEMA tem como meta se inserir, de forma consistente, no universo de pesquisas arquitetônicas e ambientais que visam estabelecer e estreitar a conexão do Curso de Arquitetura e Urbanismo com os demais cursos da UEMA, com ênfase em pesquisas de impacto socioambiental.

A justificativa do laboratório está na oportunidade de esta estrutura se estabelecer como mais um importante agente de interlocução e de promoção de atividades acadêmicas direcionadas à melhoria da qualidade de vida da população, cumprindo com os preceitos que norteiam as instituições de ensino superior, dentre eles, a sua função social, em que pese a indissociabilidade com o ensino e a pesquisa.

A relevância da proposta sedimenta-se nas oportunidades e nos impactos sociais positivos gerados como consequências da promoção à inclusão social, ao desenvolvimento de meios e processos de produção, de inovação e de transferência de conhecimento, voltados ao estabelecimento e ao fortalecimento de relações multilaterais com outros setores da sociedade, com vistas à promoção de parcerias interinstitucionais, além da aplicação de conhecimentos e de oportunidades educacionais cuja abrangência pode se estender além dos públicos discente e docente, estimulando e facilitando o acesso ao processo de formação e qualificação.

Voltado para estudos no âmbito acadêmico, pesquisas aplicadas e intervenções direcionadas às comunidades, o laboratório visa a (re)qualificação de ambientes voltados à moradia e demais espaços vivenciais a partir das demandas tanto de moradores e da sociedade em geral, e também, visa ao estabelecimento de parcerias público privadas com ênfase na promoção de pesquisas, estágios, qualificação, publicações e demais  atividades correlatas ao tripé ensino, pesquisa e extensão.

Nesse sentido, o laboratório se consolida como uma estrutura física e pessoal voltada à realização de pesquisas e extensão em arquitetura e urbanismo, ao fomento de parcerias e cooperação interinstitucional para a realização de estudos em habitação e ambientes urbano e rural, à realização de estudos de tecnologias construtivas de baixo impacto, à aplicação de metodologias de projeto participativas inovadoras, à realização de estudos comparados, à aplicação de metodologias de concepção colaborativa, à avaliação de normas de desempenho e de eficiência construtiva, à prestação de assessoria técnica em assentamentos humanos em situação de vulnerabilidade e risco e instituições públicas e privadas correlatas, com ênfase no Estado do Maranhão.

O objetivo principal do LabHab + Inovação UEMA é promover o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político a fim de permitir uma interação transformadora entre a universidade e os demais setores da sociedade, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em um ambiente multidisciplinar integrador de diferentes saberes, dando prioridade à formulação de alternativas para as demandas sociais habitacionais, urbanas e ambientais que visem a inclusão social.

O LabHab + Inovação UEMA conta, a princípio, com uma equipe regular entre professores e estudantes, à qual irão se incorporar outros participantes (estudantes, pesquisadores e profissionais) à medida que estes demonstrem interesse no desenvolvimento de suas pesquisas (Iniciação Científica, Extensão, TFG e Pós-graduação) ou quando os projetos e pesquisas em desenvolvimento pelo Laboratório, requeiram mais colaboradores. Além disso, contará com um grupo mais amplo de pesquisadores associados, que participam de debates e seminários temáticos correlatos às atividades em andamento. Desse grupo amplo fazem e farão parte arquitetos e urbanistas, engenheiros, administradores, economistas, sociólogos, advogados, geógrafos, agrônomos, profissionais da saúde, assistentes sociais e demais estudantes dessas áreas, com experiências que variam entre políticas públicas, militância em movimentos sociais e personalidades de atuação junto à instituições públicas e privadas.

O método de trabalho aplicado às atividades desenvolvidas pelo LabHab + Inovação UEMA procura articular ensino, pesquisa e extensão, buscando desenvolver um ambiente didático  e de pesquisa interativo sedimentado na realidade social. A temática tem como foco promover a inclusão através da identificação das necessidades, demandas e pontos de vista dos diferentes setores sociais, em especial, daqueles que se vêem excluídos dos processos da produção teórica e técnica academicamente reconhecida. Ainda do ponto de vista metodológico, nos casos de elaboração de pesquisa aplicada, planos, programas ou ações locais, os produtos finais das investigações poderão resultar em relatórios de avaliação, propostas, encaminhamentos, manuais de operacionalização e outros tipos de documentos correlatos, sendo componentes inerentes ao processo.

A intersetorialidade, a interdisciplinaridade e a capacidade de estimular ações sinérgicas constituem parte do desafio e são requisitos essenciais para a eficácia das atividades e suas respectivas ações e/ou intervenções.

A experimentação e a prática fazem parte da construção teórica. Por isso, os projetos desenvolvidos – de assessoria e de pesquisa se articulam com disciplinas lecionadas pelo grupo de professores, oportunizando contextos e situações reais para o desenvolvimento de exercícios e aprendizado dos conteúdos disciplinares.

Com base nesses processos e interações vão sendo construídos os procedimentos metodológicos aplicáveis a cada caso estudado. As atividades se desenrolam no transcorrer de uma ou mais disciplinas formais do currículo, pesquisas, palestras seminários e assessorias.

Do ponto de vista dos produtos a serem gerados, as atividades vinculadas ao LabHab + Inovação UEMA resultarão em relatórios, seminários, cursos de capacitação, promoção de debates com públicos diversificados, estímulo à mobilidade acadêmica e ao estágio interdisciplinar vivencial, estímulo à geração de subsídios diversos para a implementação de políticas públicas, e patrocínios a eventos, publicações e infraestrutura para pesquisas. Os relatórios, correspondentes a cada uma das pesquisas, projetos e atividades, impressos, estarão disponíveis no laboratório, no website do laboratório e na biblioteca do Curso de Arquitetura e Urbanismo/ CAU-UEMA.

 

Equipe Participante:

Coordenadora: Prof MSc Andréa Cristina Soares Cordeiro Duailibe

Líderes de Grupo de Pesquisa CNPQ: Prof Dra Ingrid Braga e Prof MSc Andréa Cristina Soares Cordeiro Duailibe

 

Linhas de Pesquisas CNPQ:

Arquitetura de alta performance e ambiente;

Tecnologia tradicional nos tecidos urbano e rural. Técnicas de construção em terra.

 

Parceiros:

Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU MA

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão CREA MA

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão SINDUSCON MA

 

Empresas Amigas do Laboratório:

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão – SINDUSCON MA

H2O Quality

Construtora Canopus

POTIGUAR

Centro Elétrico

Corktech

BRASIL INOX Mármores e Vidros

Cemafi